Dor nas Costas: Principais causas e seus tratamentos


Dor nas costas pode ser resultado de condições que afetam a parte óssea, os discos entre as vértebras, ligamentos em torno da vértebra, medula espinhal, nervos, músculos da região lombar, os órgãos internos da pélvis e do abdômen e a pele que cobre a área…

Portanto, podem existir muitas situações que ocasionam as dores nas costas, trazendo um desconforto imenso e em certos casos prejudicando atividades simples do cotidiano, além de ser algo que pode levar pelo resto da vida dependendo da gravidade. Vale lembrar que a sua idade é determinante nessa situação, podendo interferir até mesmo na gravidade.

dor nas costas

Um tratamento das costas ideal é direcionado após um diagnóstico ou suspeita de causa específica. Para poder melhorar a aguda tensão, o uso de um remédio caseiro inicialmente pode ser benéfico, para que desta forma possa estar procurando o tratamento ideal posteriormente com a intenção de solucionar as causas.

E para que possam conhecer um pouco mais em relação a todas essas incomodações na pernas e até alguma dieta para aliviar, apenas pedimos que continuem nos acompanhando e aprendam tudo em relação a essa dor tão comum, tendo a intenção de tratá-la corretamente, diminuindo-a de uma vez por todas.

Causas da Dor nas costas

dor nas costas como tratarPara compreender as várias dores na costas, é importante apreciar o design normal (anatomia) dos tecidos do corpo, que é uma importante estrutura da lombar que pode ser relacionada aos sintomas e também a parte óssea da coluna, pois é um local que requer cuidados e podem até gerar um câncer.

A estrutura óssea da lombar é projetada de modo que as vértebras “empilhados” podem fornecer a mobilidade da estrutura de apoio, além de proteger a medula espinhal de alguma lesão. A medula espinhal é composta de tecido nervoso que se estende para baixo da vértebra até o cérebro, aonde pode ocorrer muita dor e saiba que requer muitos cuidados, dependendo da situação que fez para ocasionar o incomodo.

Cada vértebra possui um processo espinhoso profissional, com uma proeminência óssea atrás da medula espinhal que protege o fio do tecido nervoso a partir do impacto do trauma. As vértebras também possui uma estrutura óssea na frente da medula espinhal para fornecer uma sustentação adequada de acordo com o peso de todos os tecidos que siga acima das nádegas, desenvolvendo assim uma terrível dor quando afetada.

3 tipos de dor nas costas:

No lado direito ou esquerdo: normalmente é a dor incômoda em resultado de peso que indica a presença de lesões musculares, principalmente depois de um treino na academia, por exemplo. Além disso, as dores nas costas pode ser causadas por profissões que exijam da parte, como exemplo, temos pedreiro, jardineiro ou dentista que fazem movimentos contínuos com as costas para exercer a profissão no dia a dia, e com isso, o desgaste físico muscular causa as famosas dores nas costas, afetando muito a saúde.

  • Como aliviar a dor nas costas dos lados? Coloque uma compressa com água morna na região dolorida por aproximadamente 15 minutos, 2 vezes ao dia por pelo menos 3 a 4 dias, e aplicando a pomada anti-flamatória para acelerar o processo de cura durante o tratamento.

Ao espirrar: pode ter relação com o pulmão quando por ventura há sensação de falta de ar, principalmente se já teve alguma doença respiratória recentemente ou está acamado. Fique atento às reações.

  • Como aliviar a dor nas costas ao espirrar? O procedimento é simples e padrão, colocando a compressa com água morna sobre o local, porém é indicado procurar um pneumologista caso existam sintomas como falta de ar, tosse, catarro ou febre.

Costa e rins: essa última dor geralmente é sinal de cólicas renais, podendo estar relacionado a pedras nos rins ou infecção de urina que resulta em uma dor insuportável e severa que impede o paciente de caminhar, se mexer e muitas vezes de respirar normalmente.

  • Como aliviar a dor nas costas e nos rins? Por ser a dor quase insuportável, é indicado que procure um pronto socorro mais próximo o mais rápido possível para que não sofra tanto, pois só poderá ser tratada e aliviada com medicamentos fortíssimos e com o acompanhamento de um médico.

Levem em conta cada um desses meios de aliviar colocados acima. Mas caso mesmo com eles vocês não vejam que está aliviando as dores, o mais indicado é procurar ajuda médica para poder ser examinado, podendo assim encontrar ajuda especial, pois o problema pode ser mais grave do que pensa.

Tratamentos para Dor nas Costas

Injeção de esteroides epidural é a dica mais comumente usado em situações de dor nas costas só que apenas por um médico, para tratar uma irritação no nervo espinhal que acontece principalmente na gravidez. A irritação de um nervo espinhal na lombar faz com que a incomodação vá mais pra baixo da perna, em geral.

dor nas costas como evitar

Injeções epidurais também são utilizadas para tratar a compressão do nervo no pescoço (coluna cervical), conhecido como radiculopatia cervical que está provocando as dores nas costas. Além desse tipo de tratamento, você pode optar por fisioterapias ou também fazer massagens de forma correta para diminuir as dores no local, além de aliviar em grande escala os sintomas sem precisar tomar medicamentos, dando origem a uma cura rápida.

A cada ano a medicina vem a avançando, então será difícil prever os melhores meios de tratar as incomodações na costa, além da evolução de certos medicamentos que tiram as dores, aliviando os sintomas de maneira mais fácil.

O que são os discos?

Os discos vem a ser almofadas que servem como “almofadas” entre os corpos vertebrais. Eles ajudam a minimizar o impacto do estresse sobre a vértebra. Cada disco é concebido como uma central mais suave do componente circulatório, presa na parte externa do anel.

tipos de dores nas costas

A porção central do disco é capaz de romper através do anel externo, causando irritação do tecido nervoso adjacente e dor ciática como a hérnia, conforme descrito abaixo. Os ligamentos são fortes e fibrosos, tecidos que fixam uns ossos aos outros, anexando cada uma das vértebras umas às outras.

Os nervos proporcionam a sensação de estimular os músculos da lombar, bem como as extremidades inferiores, como as das coxas, pernas, pés e dedos para todos serem estimulados na lombar da vértebra óssea através de portais, os quais são chamados de “forame”.

Existe uma doença chamada Hernia de Disco que compromete o funcionamento de todo esse sistema, trazendo grandes transtornos para a saúde, atingindo diretamente o disco da coluna, trazendo bastante dor ao paciente, sendo ocasionada por uma vida de maus hábitos, além de outras situação do nosso cotidiano que tem impacto grande nesta ocorrência, então é bom evitar.

Dores musculares

dores nas costas muscularesExistem grupos de músculos responsáveis pela flexão, posição, extensão e rotação da cintura, bem como para mover os membros inferiores. Isso se liga com a dor nas costas através de inserções do tendão, sendo a grande área responsável pela nossa movimentação diária, correspondendo em diversos movimento do corpo.

A aorta e os vasos sanguíneos que transportam o sangue para as extremidades inferiores passar na frente da vértebra lombar e no abdômen e pelve. Rodeiam os vasos sanguíneos quem são os linfonodos (gânglios linfáticos) e tecidos do sistema nervoso involuntário, importantes na manutenção do controle da bexiga e do intestino.

O útero e os ovários vem a serem importantes estruturas na frente da área pélvica da mulher. A próstata é uma parte significativa na estrutura pélvica em homens. Os rins estão em ambos os lados da área de trás na parte inferior do abdômen, causando assim alguma dor nas costas, tendo muita importância nesta relação, com diversos órgãos do corpo, até mesmo do pulmão se estiver com a pneumonia, então faça exames sempre.

Conclusão

Assim como puderam ver, as causas das dores nas costas são muitas. O texto serve para que todos nós conheçamos um pouco mais e possamos acabar tratando essas dores com mais facilidade, sendo assim necessário que façamos testes frequentemente e tenhamos mais cuidados para poder preveni-las, pois são muito desconfortáveis.

dores nas costas tratamentos

Se vierem a sofrer com essas dores, mais indicado é que façam uma compressa fria em cima do local afetado, para que dessa maneira elas possam ser aliviadas e você possa voltar a postura normal passando somente um pouco de dor (quase nada). Caso ela não passe, o mais indicado é que procure manter a postura e ir buscar uma ajuda médica para estar resolvendo o problema da forma mais correta.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 4,00 out of 5)

20 Comments

  1. antonia
  2. larissa
  3. marcia
  4. cassio
  5. cassiane
  6. kika
  7. tulio
  8. carol
  9. maria carolina
  10. breno
  11. Talita Souza
  12. Marcela Farias
  13. Pedro Carmo
  14. Junior Lins
  15. Marcos Castro
  16. Emily Garcia
  17. Maria Clara
  18. Ana Luiza
  19. Larissa Silva
  20. Paulo Sérgio

Leave a Reply