Exercícios Para Lombar ➔ Saiba Quais São Os Melhores!!!

Conheço muita gente que desistiu da academia. Essas pessoas não desistem porque são preguiçosas, não tem tempo ou dinheiro. Na maioria das vezes quem abandona o esporte não foi bem encaminhado. Há, inclusive, muitos que digam que não há como ganhar massa muscular rápido.

Médicos de diversas áreas, apesar de profissionais respeitados e bem pagos, deixam de se atualizar. Estudos sobre performance no esporte são recentes e muitos profissionais não estão por dentro do assunto.exercicios para coluna lombar pilatesEm boa parte dos casos, ao procurar um profissional para auxiliar na prática esportiva, pessoas ouvem diversas afirmações falsas e cheias de dogmas da medicina antiga e desatualizada. Isso resulta em pessoas mal encaminhadas que, além de estarem muito menos motivadas, também tem um risco muito maior de lesões e são mais propensas a fazer o uso de anabolizantes.

Eles de certa forma, são uma reação à falta de conhecimento para adaptar treino, dieta e suplementação. Haja visto que, ao passo que danificam o organismo, proporcionam também resultados. Todavia, estes poderiam ser obtidos de forma mais rápida e saudável caso houvesse o acompanhamento correto.

Quadril

O quadril é uma das partes mais articuladas e sensíveis de nosso corpo. Não dar a devida atenção a ele é pedir para ter alguma lesão. Se você, assim como milhões de Brasileiros, tem que fazer algum tipo de trabalho braçal para sobreviver, não custa nada dar a devida atenção a essa parte do seu corpo. exercicios de fortalecimento para lombalgia

Tire duas horas durante seu dia para fazer exercícios fortalecedores dessa parte tão importante e necessária do seu corpo. Apenas um pouquinho de preocupação hoje pode significar uma grande dor de cabeça evitada amanhã. 

Exercícios para fortalecimento

Os exercícios para fortalecimento são inúmeros e os mais importantes. Isso por que boa parte das pessoas, mesmo as que treinam regularmente, só dão atenção para a lombar quando começam a sentir dores no local.

É importante lembrar que os exercícios são uma forma de prevenção. Portanto, ao sentir quaisquer dores na região lombar dirija-se a um médico ortopedista. Apenas ele é capacitado para dizer qual a real situação da coluna. Em alguns casos, a dor pode ser resultado de uma hérnia de disco.

Esse tipo de hernia, quando não tratada rapidamente, resulta em diversos problemas para a coluna. Impossibilitando o atingido de fazer diversas atividades rotineiras como andar, por exemplo. Em uma parte considerável dos casos as hérnia de disco necessita de cirurgia.

Benefícios dos exercícios para lombar

Fazer o fortalecimento da lombar é bem importante para manter a saúde do nosso corpo sempre em dia, pois ela é uma das partes mais importantes do nosso corpo, pois dão base para estar fazendo a sustentação. Com o seu fortalecimento é possível estar evitando diversas lesões e proporcionando um melhor condicionamento físico.

Junto com o nosso abdome, a região da parte lombar traz grandes recursos para o desenvolvimento do corpo, sendo uma forma de elevar todas as qualidades do organismo, principalmente quando se trata da nosso mobilidade, possuindo papel fundamental neste quesito.benefíciosA base deste treinamento é ganhar resistência do corpo, pois está um região aonde estão a maior quantidade de fibras lentas, sendo um local aonde os músculos concentram uma grande quantidade de força, mas que não tem característica de estar conseguindo a hipertrofia muscular.

Conheça os principais músculos desta região do corpo:

  • Grande dorsal

Mesmo sendo bem predominante em nosso corpo, este é um músculo que predomina na nossa região lombar.

  • Eretores da espinha

Estes são os músculos responsáveis por estar fazendo o movimento de extensão da espinha, por este motivo é que devemos fazer o fortalecimento desta região.

  • Quadrado lombar

Este é um dos principal músculo desta região, e o que deve estar fazendo o fortalecimento, na qual interliga a lombar juntamente com as costelas, formando a aparência definida na parte da frente.

  • Serrátil anterior

Este também é responsável pelos movimentos, atuando em uma grande parte da porção do nosso tronco.

Se deseja ter mais qualidade de vida e evitar dores nas costas e nos movimentos, é recomendado que faça o fortalecimento de toda esta região do corpo, para que tenha mais disposição, além de manter o seu posicionamento adequado.

Exercícios para lombar

Alguns dos exercícios para a lombar mais conhecidos e fáceis de fazer são:exercicios para coluna lombar pilatesPara realiza-lo bastam alguns passos simples:

  • Apoie a pélvis em um lugar plano;
  • contraia lombar com o máximo de força que conseguir;
  • mova suas pernas para cima e deixa que a gravidade faça a força contrária.
  • Com os braços, simule movimentos de natação;
  • Mova as pernas e os braços entre 10 e 20 vezes cada;
  • Descanse por um minuto;
  • Repita.
Esse é um dos exercícios mais conhecidos. Ele fortalece o meio das costas e abdômen. Para realiza-lo faça:

  •  Apoie os pés e os cotovelos em lugar plano;
  • levante-se usando apenas a força da lombar;
  • mantenha-se na mesma posição de 45 a 60 segundos;
  • Descanse por 1 minuto; 
  • Repita.
Esse exercício consiste em empurrar a parte inferior do corpo usando a parte superior como sustentação. Para tal basta:

  • Deite-se em um lugar reto e rígido;
  • Apoiar as pernas contra o chão;
  • Fazer força para se levantar;
  • Manter a parte superior do corpo pressionada contra o chão.
Esse exercício é responsável tanto pelo fortalecimento lombar quanto pelo fortalecimento dos glúteos. Pratica-los regularmente possibilita uma boa saúde lombar e a prevenção de diversas doenças que podem ser uma grande dor de cabeça para você no futuro. 

Exercícios para hipertrofia

Diferente do fortalecimento da Lombar, os exercícios para a hipertrofia lombar são feitos para ganho de massa e estética. Se sua intenção não é ter um corpo mais bonito ou ganhar massa muscular na região não é necessário que você os faça.

Um de seus principais e mais conhecidos é esse. Ele pode ser feito tanto com o peso do corpo quanto com a adição de halteres ou anilhas. Ele gera uma forte hipertrofia para a região das costas e pode ser realizado com 8 a 10 repetições.
O levantamento terra é um dos exercícios mais praticados na academia. Ao mesmo tempo, ele fortalece glúteos e lombar. Pode ser feito com grandes cargas e variações de intensidade, assim como é possível realiza-lo de forma mais intensa, com menos repetições, é possível também faze-lo com maior numero de repetições e menor peso. 

Vale ressaltar que esse exercício, quando realizado de forma incorreta é altamente lesivo e resulta em dores intensas na região da coluna. Pode, inclusive, resultar em deslocamento de vértebras e distensões musculares. Portanto, TENHA CUIDADO!!

Ademais, o levantamento terra é um dos exercícios mais completos que existem na musculação. É importante que todos o pratiquem de forma regular e concentrada. Se possível, com a ajuda de um profissional qualificado. 
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

10 Comments

  1. Fernanda Silva
  2. Rafael
  3. Luíza
  4. Pedro
  5. Evilim
  6. Regina Sobral
  7. Fernando
  8. Alison Rafael
  9. Diogo
  10. Patrício

Leave a Reply