Menopausa → O que é, quais são as suas causas, os seus sintomas como tratar e muito mais!!



A menopausa é uma situação que todas as mulheres vão ter, na qual é a ultima menstruação ocorrendo por volta dos 45 e 55 anos, podendo ocorrer até mesmo em alguns casos aos 40 anos, sendo chamada de precoce ou prematura.

Menopausa Calor

É retratada como uma transição que a mulher terá, especificamente ela não poderá se reproduzir mais. Uma das característica que mais chama atenção dessa fase que a mulher encontra, é que as mulheres vão parar de menstruar, entrando em uma vida diferente da qual estão acostumada.

Lembrando que isso nem sempre é positivo, pois certos casos podem apresentar irregularidades, atrapalhando a vida de quem possui, pelo fato de conter certos sintomas: hemorragias, menstruações mais escassas, sendo frequentes e menos frequentes.

Menopausa causas

As causas da menopausa são naturais, portanto todas as mulheres vão ter, e devem ir se acostumando, principalmente quando estiver na faixa de idade que são mais frequentes. O corpo é um ciclo, e desde a primeira menstruação até a ultima, ele é todo programado e desempenhado para a produção dos óvulos.

Os ovários da mulher, vai conter uma reserva que acompanhará por toda a sua vida, portanto quando esta reserva estiver acabando, estará próximo deste período, na qual se aproxima a idade entre os 45 a 55 anos.

Menopausa Sintomas

Quando os fólicos morrem, nenhum deles vai ter a sua regeneração, portanto acarretará em varias ações de seu corpo, como a falência dos ovários e a desregularidade de todo os hormônios.

Sintomas

A menopausa vem junto de certos sintomas que serão bem fáceis de identificar, possibilitando um melhor entendimento do que ocorre no corpo de cada mulher. Veja abaixo alguns dos sintomas que são bem comum no inicio desta fase:

  • Possuir a menstruação desregulada;
  • Não ter a menstruação por 12 meses seguidos;
  • Conter fortes ondas de calor de começo repentino;
  • Suor noturno e intenso, interrompendo muitas vezes o sono;
  • Cansaço frequente;
  • Alterações no humor, tristeza, irritabilidade e ansiedade.

Essas são algumas das causas que as mulheres vão possuir quando estiverem com os sintomas. É bem importante buscar um médico ginecologista para auxiliar o seu caso, pois passará remédios entre outras coisas do tipo que trará uma melhor qualidade de vida.

Menopausa tratamento

Para que tenha um melhor tratamento em seu caso, é recomendado que esteja procurando um médico para auxiliar, assim vai ter os melhores recursos em seu tratamento. Fazer uma terapia e ter uma reposição hormonal, sera de grande ajuda para que melhore as suas condições física e psicológicas. Sendo as causas vista mais abaixo:

  • Fogachos;
  • Psíquicos;
  • Depressão;
  • Irritabilidade;
  • Secura vaginal;
  • Incontinência urinaria.

Acima são alguns dos sintomas que o tratamento vai auxiliar, funcionando para aumentar a qualidade de vida, e estabilizar de modo correto o que sempre foi o corpo. No entanto para utilizar estes recursos, deve fazer uma consulta ao um médico.

Menopausa Reposição hormonal

É ideal que a mulher faça o acompanhamento ginecológico, sendo levado por toda a sua vida, pois vai cuidar melhor de sua saúde evitando futuros problemas que pode ocorrer, além de saber tudo o que se passa em seu corpo.

Recomendações

Cuidar da menopausa é essencial, até porque ela pode causar muito incomodo a mulher que possuí, desse modo trago algumas recomendação para você que esta passando por esta fase, consiga ter uma ideia de como melhorar o seu estado de saúde, durante e depois dela. Portanto venha prestar atenção nas informações que te mostrarei abaixo:

Acompanhamento ginecológico: Um erro que muitas mulheres cometem é deixar de ir logo após que a menopausa acaba, isso é um erro porque ela mesmo sendo algo comum pode sim causar algumas variações em seu organismo. Daí surge a importância de visitar algumas vezes o ginecologista mesmo depois do problema ter passado, pois consegue ver se existe algum outro problema, além de é claro prever o surgimento de outro e dessa maneira, evitar ele.

Alimentação: Outra coisa que pode fazer total diferença na saúde da mulher após e durante esse período de sua vida é a alimentação. É ideal ela se preocupar em manter o corpo em forma, afinal devido a essa passagem ganhar peso acaba sendo muito mais fácil, consequentemente perder ele se torna um grande desafio.

Busque comer coisas mais saudáveis, principalmente durante o período da menopausa. Isso ajudará nos sintomas, e, é claro, manter o corpo saudável, o que é de fato muito importante para qualquer um, principalmente para a mulher nesta situação.

Fumo e álcool: Todos sabemos que o fumo e o álcool não é algo muito viável para quem quer possuir um corpo saudável. Mulheres que passam pela menopausa devem evitar beber bebidas alcoólicas, mas também deve evitar o fumo, poque o fumo é mil vezes mais prejudicial a saúde do que o álcool. Portanto é essencial haver essa preocupação em todas as mulheres que se encontram neste estado.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Leave a Reply