Não há dúvida de que material de terno de qualidade só pode ser lã pura. No entanto, um fato de lã custa em média dez vezes mais do que os seus congéneres misturados com fibras sintéticas, e esta comparação grosseira nem sequer inclui a vicunha, que é o material básico dos fatos de luxo e cujo metro pode custar vários milhões de forints.
Vale a pena fazer um acordo econômico e mudar para fibras mistas em vez de lã pura? Exploraremos esta questão abaixo.
A designação de fibra mista não cobre necessariamente um traje de fibra sintética
O material dos ternos de lã de verão costuma ser misturado com mohairque melhora o gerenciamento de umidade do material do traje, com caxemira, que o torna mais macio, e com seda, para conseguir uma sensação de frescura. Você pode vê-lo em ação em roupas de verão linho e também uma mistura de lã, porém, um terno de lã feito com esse tecido enruga muito mais do que a lã pura, por isso não é permitido no uso profissional. E finalmente há o fibra sintética lã mista, que é econômica, mas no geral a fibra sintética não melhora, mas piora as propriedades da lã.
Como reconhecer o material de um traje misturado com fibras artificiais?
Para completar, pode ser um traje de fibra sintética
- misturado com lã,
- misturado com viscose (e elastano) e pode
- Também 100% poliéster.
Todos os trajes de fibra sintética são caracterizados por um superfície brilhante, cujo brilho é mais nítido e forte que o brilho fosco dos ternos de lã e seda. A sensação do material do traje é igualmente reveladora e também ajuda a distinguir a seda da fibra sintética. A mistura de seda é sempre macia ao toque, enquanto o material sintético é caracteristicamente macio explodido.
E quanto a água e manchas?
A fibra artificial também tem melhor desempenho em repelência à água e manchas, no entanto, isso tem um preço alto. A fibra artificial a drenagem da umidade é incrível, você transpira facilmente com ele, o que o torna desconfortável de usar. Além disso, em comparação com a lã, o sua capacidade de reter calor também é baixaentão o traje de fibra sintética é quente no verão e frio no inverno, ou seja, nunca é muito confortável de usar.
Você realmente consegue lavar um terno de fibra sintética?
O material do traje é realmente lavável, se a etiqueta costurada informar isso. A fibra sintética repele a água, por isso resiste bem à lavagem, enquanto a lã deve ser levada à lavanderia. Porém, a situação é diferente com o corpete, que geralmente é colado. Se o material do traje sobreviver à lavagem, um corpete já é duvidoso, para permanecer no lugar. Um terno de fibra sintética pode deformar-se com lavagens frequentes e, ao contrário da lã, nunca se desgasta.
Enrugamento e polimento
Além do aparecimento de deformações, os motivos mais comuns para jogar fora um terno são o aparecimento de brilho e rugas. A lã enruga-se com mais facilidade, mas depois de algum descanso ela se solta bem. Em contraste com isto, as fibras sintéticas enrugam menos, mas o vinco resultante permanece para sempre, o fibra sintética inflexível não consegue se expulsar. A fibra artificial brilha facilmente no assento das calças, joelhos e coxas, e o paletó nos antebraços e cotovelos. Então deve ser substituído, pois é sinal de sobrecarga. Embora 20-30 anos não seja nada para um bom terno de lã, um terno sintético desiste em 2-3 anos.
Você também pode estar interessado em: Como é um terno de qualidade?, Abotoar o paletó, Qual deve ser o comprimento da perna da calça?